OBJETIVOS

Objetivo Geral

Este projeto de pesquisa tem como principal objetivo criar um ambiente de simulações ambientais urbanas da cidade de Campina Grande de forma que, a partir da utilização de geotecnologias e de modelos baseados em autômatos celulares, seja possível dar suporte ao planejamento urbano no que tange aos aspectos físicos e ambientais das suas áreas urbanas e periurbanas.

Objetivos Específicos

·  Atlas Digital “Campina Grande: Tempo & Espaço”: elaboração de um banco de imagens, mapas e dados da cidade de Campina Grande, dos diversos produtos de sensoriamento remoto e geoprocessamento gratuitos disponíveis na web (dados censitários, dados ambientais, dados climatológicos, etc), além das possibilidades de utilização de imagens de satélite de propriedade da prefeitura municipal e de órgãos como o INSA – Instituto Nacional do Semiárido com sede em Campina Grande, dentre outros órgãos e instituições da cidade.

·  Modelagem digital do ambiente urbano: para um efetivo estudo do clima urbano é necessário analisar questões relacionadas ao conforto térmico e acústico dos edifícios, velocidade e direção dos ventos, equipamentos urbanos, desempenho térmico, climatologia urbana, microclimas urbanos através da modelagem numérica climática. Pretende-se calibrar um modelo numérico a partir de dados de campo (Ground Truth) obtidos por medições locais em equipamentos instalados nas áreas urbanas e periurbanas da cidade de Campina Grande. Para tanto, a espacialização do fenômeno temperatura de superfície é fundamental. Através da análise do canal infravermelho termal de imagens de satélite devem ser obtidos os componentes do balanço de energia espacializados para diferentes datas. Técnicas de processamento digital de imagens e análises multi-temporais na detecção das mudanças ocorridas ao longo do tempo também devem ser utilizadas para o cumprimento desta meta.

·  Modelagem dinâmica do ambiente urbano: com o padrão espacial de crescimento da RMCG mapeado e devidamente classificado, a variável temporal deve ser modelada utilizando 8 um software livre baseado em autômatos celulares. A acurácia e eficiência deste modelo dependem diretamente da qualidade do atlas digital elaborado em etapa anterior pois, só a partir de cenários passados e presente com detalhamento compatível, torna-se possível a elaboração de cenários futuros consistentes.

·  Validações locais: contribuir com as pesquisas e estudos ambientais diversos em ambientes urbanos já desenvolvidos na região do Semiárido paraibano, mas que ainda não fazem um uso efetivo dos dados de sensoriamento remoto disponíveis, ou de técnicas de simulação dinâmica, consolidando assim a participação de pesquisadores nesta área na UFCG (fortalecimento de linhas de pesquisa específicas na pós-graduação, colaboração entre os pesquisadores, etc.).

·  Disponibilização final: disponibilizar todas as informações geradas em ambiente web, usando alguma linguagem colaborativa de fácil manutenção de forma a garantir a continuidade da disponibilização de informações (linguagens wiki, por exemplo). Promover ampla divulgação dos dados junto aos órgãos de gestão urbana da RMCG (Região Metropolitana de Campina Grande), de forma a permitir a utilização dos cenários simulados para efeito de planejamento.